Artigos da categoria “Diário do jardim e do quintal

Publicado em 29 de Abril de 2025

Dedaleira, Digitalis purpurea

No estado em que deixei o Jardim e o Quintal, gostava de passar duas horas por dia para manter e ir melhorando até chegar ao que eu quero. Mais o Quintal, o Jardim está à mercê dos cães e nunca está como quero. Este ano vou tentar ser um pouco mais radical com tudo o que nasce espontaneamente, mas há coisas que não vou arrancar, porque gosto imenso de toda a composição — como na foto, Dedaleira, Digitalis purpurea e Papoila-da-Califórnia, Eschscholzia californica.
As Dedaleiras têm uma história interessante… Comprei sementes de uma variedade ‘Alba’ que por duas vezes não germinaram. Depois em 2020, apareceu esta (coincidência?). Agora estão no Quintal e nascem aqui e ali. Como mesmo pequenas são bastante fáceis de distinguir, mantenho-as mais ou menos onde quero.
Iniciei a época de plantações com seis pés de Tomate ‘Pinneapple” e outros tantos de ‘S. Marzano’.
As laranjas ‘D. João’ estão agora óptimas e devo ter para mais duas refeições (ou seja, um litro de sumo), deu para perceber que são laranjas para colher em Abril — indo ao catálogo dos Viveiros de Castromil, diz “Variedade serôdia de maturação durante o Verão.”, o que não me parece mesmo nada… Serôdia quer dizer “tardia”. E continuo a colher Alface, das que nascem por aqui por todo o lado (já vou em 35 este ano).

Publicado em 25 de Abril de 2025

Euphorbia characias e Nandina domestica ‘obsessed seika’, entre outras coisas.

Esta semana foi produtiva, mas em grande parte foi aquele tipo de actividade que embora possa ser satisfatória, não é a que me dá mais satisfação. Pela simples razão que é a actividade à portuguesa — já estou um bocado encostado à parede, as sementeiras estão a germinar, preciso da terra preparada e está tudo a monte. Por outras palavras, deixo para a última da hora. Em minha defesa, o tempo não me ajudou nada porque imensas vezes coincidiu a minha disponibilidade ser em dias de autêntica chuvarada.
A fotografia é outro ângulo que está a dar certo, infelizmente, no dia seguinte os cães conseguiram arruinar uma das Euphorbia characias.

Maracujá

Maracujá, Passiflora edulis, há uns tempos que não tinha uma destas.

Por motivo de doença, uns dos meus vizinhos deixaram de morar aqui e ficariam admirados com o pouco tempo que é necessário para que tudo pareça abandonado. Em dois meses, está tudo literalmente a monte e já passaram mais de cinco. Às vezes vou até lá arrancar umas ervas. Hoje fui lá, verifiquei as cebolas ainda penduradas, a maior parte podre, as boas aproveitei. Apesar de algo tardio podei uma macieira. Pago-me em limões que tem imensos. Mas faz pena. Numa nota positiva, julgo que irão voltar em breve.

Publicado em 20 de Abril de 2025

Quintal

Tarde do Domingo de Páscoa, assaltado pela melancolia resolvi fazer alguma coisa de útil… Nem mudei de roupa, facto de que depois me arrependi ligeiramente. Estive a varrer à frente, a mudar vasos de sítio, a varrer atrás, a remover um Gerânio-da-Madeira que tombou com a ventania e mais isto e aquilo. E no fim da tarde, reparei que este bocado do Quintal está super-bonito (embora não pareça o Quintal). Há ângulos que dão certo.