Artigos da categoria “Diário do jardim e do quintal

Publicado em 18 de Setembro de 2025

Na semana passada iniciei as limpezas de Outono. Algumas podas leves, mas principalmente no quintal as culturas já esgotadas. Foi um Verão como me lembrava de antigamente — normal. E as plantas gostam.
Por exemplo, julgo que consegui mais de 120Kg de tomates o que é extraordinário. Mas, mal as noites começaram a arrefecer e principalmente com a humidade característica daqui (uma noite em que reparei, a humidade estave nos 98%), o fungo negro (que julgo chamar-se Phytophthora infestans) explodiu e foram largos quilos de tomates para o lixo.
Fui verificar e o ano passado arranquei os tomateiros praticamente nos mesmos dias, a grande diferença é que com o Verão frio e as noites húmidas e frias, não obtive grande colheita.

Publicado em 15 de Agosto de 2025

Nova tentativa para secar tomates San Marzano. Aumentei a temperatura para 65ºC e concluí que são necessárias mais de 24 horas para ficarem secos. O desidratador, é do Lidl e funciona bem, eventualmente será algo fraco, não sei. Os tomates lá vão secando e estão prontos, quando estão prontos — é necessário ir verificando.

Publicado em 14 de Agosto de 2025

Girassol-mexicano, Tithonia diversifolia

Girassol-mexicano, Tithonia diversifolia.

Hoje estive em arrumações e limpezas, também algumas pequenas podas. Amanhã vou podar a Grande-cerejeira-branca ‘Tai-hako’, mas é ligeiramente. E também tenho mais um montão para triturar.
Há muitos estragos dos cães para arranjar e agora só com o Sparky, vou tentar ter algum alento para repensar uma série de coisas. Julgo que para o ano, vou voltar a investir numa grande quantidade de bolbos.

Publicado em 13 de Agosto de 2025

Beringela, Solanum melongena.

Beringela, Solanum melongena.

Desde que nos mudamos para aqui, nunca passei tanto tempo no Quintal como este ano, calhou assim por diversas razões. Não digo que seja directamente proporcional, mas os resultados aparecem e igualmente, também nunca colhi tanta coisa — julgo que rivalizo e até supero o meu avô materno (que cultivou este mesmo terreno antes de mim).
As estrelas são os tomates, que já vão a caminho dos 60Kg, sendo mais de 20Kg dos San Marzano. Estive a verificar e são 11 plantas.