Multiplicar alfazema por corte

A alfazema pode ser facilmente reproduzida com cortes no Verão. Devem-se escolher rebentos laterais que não floriram e deve-se verificar que estão sem pestes nem doenças.
Corta-se com um pequeno pé e removem-se os últimos pares de folhas de modo a podermos enterrar o rebento no composto com facilidade.
Mergulha-se o pé numa solução de hormonas de enraizamento — pode-se utilizar uma solução de ramos de salgueiro. Em alternativa nada, mas a percentagem de sucesso poderá ser muito menor.
Inserem-se os cortes em composto arenoso, na borda de vasos, em tabuleiros de alvéolos, pequenos vasos ou onde acharem conveniente. Rega-se o composto de forma suave e cobre-se com um plástico para manter um ambiente húmido. Há tabuleiros que incluem umas tampas de plástico transparente e que são bastante práticos.
Colocam-se os cortes num local quente e com sombra. Depois do enraizamento começar (habitualmente após quatro a seis semanas), deve-se cortar um canto do plástico para ventilação, removendo-o completamente passadas umas semanas. Devem-se deixar os cortes no local até estarem muito bem enraizados, sendo depois envazados individualmente.