Artigos da categoria “Diário do jardim e do quintal

Publicado em 9 de Junho de 2025

Chagas, Tropaeolum majus L.

Chagas, Tropaeolum majus L.

As Chagas nascem por aqui espontâneas e este ano tenho pela primeira vez estas, vermelho muito escuro, que nunca tinha visto em lado nenhum. A fotografia é de hoje, tem água porque tinha regado, foi o dia mais quente do ano e chegou aos 33,5ºC aqui.

Publicado em 8 de Junho de 2025

Hemerocallis ‘Autumn red’

Hemerocallis ‘Autumn red’.

O primeiro Hemerocallis ‘Autumn red’, é sempre uma alegria. No primeiro dia uma flor, no segundo três e vai crescendo durante semanas. Cada flor só dura um dia.
Entretanto, comecei a amarrar os tomateiros e girassóis. Ainda há imenso que fazer este mês.

Publicado em 5 de Junho de 2025

Alcea rosea 'Nigra'
Alcea rosea 'Nigra'

Danos provocados pelos caracóis numa Alcea rosea ‘Nigra’.

Devido, principalmente, aos anteriormente mencionados caracóis, não tem sido possível cultivar a magnífica Alcea rosea ‘Nigra’ e as sementes foram ficando cada vez mais antigas e inviáveis. Este ano era a última hipótese de voltar a tentar e felizmente obtive três plantas, uma das quais foi barbaramente atacada pelos caracóis, mas ainda fui a tempo. Conclusão, vou conseguir renovar o stock de sementes, uma boa notícia.

Publicado em 4 de Junho de 2025

Morango

Toda a gente sabe que aquilo que cultivamos sabe muito melhor, porque, para além dos factores psicológicos (por estranho que pareça, um pouco idênticos ao montar uma estante Ikea), tem mais qualidade.
No meu caso, não existir uma folha que saia do terreno, ser tudo compostado e devolvido à terra, não utilizar adubos químicos, insecticidas, fungicidas ou qualquer outro químico (não é inteiramente verdade, este ano tenho utilizado um produto anti-caracóis e lesmas, porque se tornou impossível cultivar alguma coisa sem isso), promove essa qualidade.
Mas para o sabor, a textura, a suculência, o maior factor é o da proximidade e da colheita na hora. E às vezes dá certo. Esta semana, numa refeição comemos ervilhas estufadas, alface, cebolinho, framboesas, morangos e limonada, tudo acabado de apanhar e com uma espantosa qualidade. E é incomparável a qualquer coisa que saia dos supermercados.