Artigos etiquetados “cebola

Publicado em 2 de Junho de 2025

Larva de Joaninha

Estive a plantar Couve-roxa e Cebola, mas antes tenho sempre de retirar as ervas que aparecem constantemente e notei uma série de larvas de joaninha por lá a caminhar. Transferi quatro para uma roseira que está a precisar. As larvas meias perdidas são o resultado de eu ter arrancado a Camomila quase toda — e não notei que tivessem larvas, não estive atento a isso.
Mas este ano, tenho de ser mais decidido com o que nasce por aqui espontaneamente, senão não tenho espaço para as culturas. Ainda deixei uns pés de alfazema (onde, de facto vi mais larvas), mas devia ter deixado mais alguns.
Também plantei um único pé de Melancia descrita como “listada”, que comprei no Flor do Norte.

Publicado em 1 de Maio de 2022

Chapim-carvoeiro
Hoje vi nas roseiras do jardim branco aquilo que me pareceu um Chapim-carvoeiro, Periparus ater. Depois apareceu outro e ambos devoraram afídios. Nunca tinha visto este pássaro no jardim (estão os dois nesta foto do iPhone).
Plantei mais duas fileiras de cebolas brancas, ainda da saqueta do Lidl. Também transplantei alguns pés de Bidens ferulifolia do quintal para o Jardim do Lago. Estou sempre a tentar, gostava que se estabelecessem, mas não é fácil. Foram para o quintal espontâneamente e espalham-se imenso, mas onde eu quero não. Ainda amarrei a roseira ‘Étoile de hollande’ que já está a florir. E coloquei uma rede para impedir que os cães arruinem a sebe de Teixo e passem para o quintal (coisa que andei a evitar durante anos, mas estes cães consomem-me a paciência).
De resto foi arrancar ervas e revirar mais uma parte do composto do primeiro compostor para o terceiro.

Publicado em 7 de Março de 2022

Hoje semeei umas favas ‘Aquadulce supersimonia’ que comprei no Lidl. Os pacotes têm tão poucas favas, além de várias esmagadas, que tive de lá voltar para comprar mais dois.
Aproveitei e comprei cebolas (sem indicação de variedade) e também vi batata para semear mas achei super-caro uns pequenos sacos com meia-dúzia de batatas (deve ser para vasos ou sacos de cultivo).
Este Domingo tinha colocado na terra as batatas do ano passado que grelaram, para experimentar ver no que dá.