A principal ideia, foi pedir emprestados uns conceitos às revistas — não necessariamente periódicas. Isso é muito visível na atribuição de um número a um determinado conjunto de textos. Primeiro estava a pensar em um número, um mês. Mas, a prever indisciplinas várias na frequência da escrita, resolvi flexibilizar. Tanto pode sair um número em 15 dias (nada provável), como em três meses. No entanto, tendo atribuído o subtítulo “Inverno” ao primeiro, revelo de certo modo a intenção de tentar fazer um número por cada estação do ano. Mas não posso prometer nada.

Textos

Uma das características que mais gosto da internet, com as suas habituais vantagens e desvantagens, é a possibilidade de corrigir, alterar e melhorar os textos ao longo do tempo, sem grandes ondas. Já trabalhei muito para o papel e se há coisa stressante são os potenciais erros irremediáveis que todo o processo de impressão pode gerar.
Se aqui forem alterações substanciais, assinalarei; uma vírgula aqui e ali, não. Isto é muito importante, pois apesar de ter grande gosto e interesse na horticultura, os meus conhecimentos são parcos, diria verdadeiramente medíocres. É o meu mal, mas ninguém nasce ensinado. Isso e não ter realmente ninguém com quem falar regularmente destes assuntos. Nas antigas publicações que me dão alento, os colaboradores contavam-se às várias dezenas, entre os quais distintíssimos naturalistas e também especialistas estrangeiros.

Correspondência

Será um substituto dos comentários. Publicarei mensagens que me quiserem enviar, como se fosse uma secção de correspondência, uma vez mais à semelhança das revistas. Correcções, adições, sugestões, perguntas… tudo o que acharem que devem escrever. Não publico anónimos, mas transformo o nome em iniciais, localidade (quero publicar a localidade).

Design

A largura do blogue é para monitores de 1024 pixeis ou maiores. Os monitores com muita resolução estão agora habituais, mas não me vejo a fazer blogues muito mais largos. Se desejam saber, o conforto de leitura são cerca de 66 letras por linha, é válido para livros e para sites.
Retirei tudo o que foi possível, para ficar apenas aquilo que considerei essencial. Acredito que seja demasiado minimalista para muita gente. A verdade é que anos de observação, levaram-me a concluir que a usabilidade e a leitura diminuem muito com o congestionamento e a maior parte dos visitantes não utiliza praticamente nada do que anda à volta do principal.

Temas e Organização

O Volume 1 deve corresponder a 2009 e a 2010. Nesta fase considero que o importante é colocar alguns textos no papel, ou melhor, no ecran. Os temas andam sempre à volta do que me está a interessar no momento, não é possível para mim publicar uma revista apenas tendo em consideração o interesse dos leitores. Tenho é esperança, que o que me interessa possa interessar e ajudar os outros.
Como habitualmente vou dividir também os textos por categorias que quero manter em pequeno número e tags (etiquetas). O modo preferencial para encontrar coisas será o motor de busca, as tags ou ir ao índice que vou actualizando.